sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A Biblioteca do Bartolomeu está presente na VI FECABBS, Feira de Ciências e Arte

Relatório – Projeto Consciência Negra

No dia 05 de novembro de 2009 das 9:00 às 20:00 horas. foi apresentado no C.E.B.B.S o Projeto Consciência Negra. Dentre vários objetivos, um deles foi a valorização das relações humanas na instituição escolar, promovendo uma integração maior entre seus membros.
Para a realização do projeto, foram feitas pesquisas de autores que relatam acontecimentos e histórias envolvendo afrodescendentes; pesquisas de músicas e cantores afrodescentes; montagem de cartazes com o artigo 5º da Constituição Federal e o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos; exposição de jornais e revistas com matérias referentes ao africano, que foram expostos em estande montado na entrada da escola.
Sob a orientação do Prof. Paulo Sérgio, os alunos do 7° Ano “B” leram livros que fazem referência ao afrodescendente e fizeram resenhas. Além das resenhas, os alunos do 7º ano B, sob a coordenação dos Professores Paulo Sérgio e Elaine executaram o projeto numa sequência de ações que incluem pesquisa em textos (livros, revistas e internet), análise de textos, análise da influência dos vocábulos africanos em nossa língua, leitura de livros que fazem referência à cultura africana e ou afrodescendentes, poemas, letras de músicas, produção de frases, poemas e textos de opinião. Pesquisaram sobre o preconceito racial no Brasil, sobre personalidades afro e arte africana, e convidaram um membro da comunidade local, o Sr. Paulo Cézar de Freitas, para falar sobre sua experiência em Angola, na África. Os textos e frases produzidos pelos alunos foram reunidos em um livro, a coletânea Os valores Não têm Cor.
Na VI FECABBS, Feira de Ciências, Cultura e Arte do Bartolomeu/2009, aconteceu também o Espaço Cultural com apresentação de danças, desfile de moda afro e jogos de capoeira e mostra de pintura africana em todo o pátio da escola; o estande de alimentos e cartazes com indicações de cuidados e importância de uma alimentação saudável; e o Laboratório de Ciências.
A exposição do Projeto foi muito visitada pela comunidade escolar, por alunos e professores de outras escolas e pessoas da comunidade. Todos se mostraram muito envolvidos com o mesmo. Os visitantes confirmaram que realmente aprenderam muito com o evento, além da diversão proporcionada pelo “Espaço Cultural” com danças africanas, desfile de moda e jogos de capoeira.
A partir da execução deste projeto, com certeza, toda a comunidade envolvida se tornou mais consciente quanto à luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
Os resultados do projeto foram divulgados na VI Mostra de Ciências, no blog da escola http://avozdobartolomeu.blogstop.com e na rádio Antena I FM Mateira, no Programa A Voz da Leitura transmitido, ao vivo, no dia 14 de novembro de 2009.
Profª. Sônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário